domingo, 8 de julho de 2012

Origem do Universo / 5º ano


     Quando estudamos a Origem do Universo nos deparamos com a teoria do Big Bang ou Grande Explosão, que descreve o fato mais ou menos assim:
O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. Até então, havia uma mistura de partículas (1) que se associaram e transformaram-se(2) nos principais elementos químicos do Universo. Essa massa cósmica, de energia e matéria extremamente concentrada, depois da liberação ou explosão (3) desencadeou (4) uma série de eventos  originando os astros celestes e continua até os dias de hoje se expandindo (5)..                                                                                                                   
É bem difícil para uma criança de 10 anos, abstrair a descrição desse fenômeno. Por isso foi enfatizado alguns  aspectos considerados de maior relevância:
(1) mistura de partículas = início
(2) associaram e transformaram-se = transformação
(3) explosão ou liberação = explosão ou rompimento
(4) desencadeou = desenvolvimento
(5) expandindo = expansão
Depois  foi proposto pensar em outro fenômeno natural:
- que tivesse um início, bem pequeno, envolvendo poucos elementos;
- que em seguida os elementos envolvidos passassem por um processo de transformação;
- que essa transformação chegasse até um momento em  que tivesse  necessariamente que sair, explodir;
- que depois passasse por fases de desenvolvimento;
- mas que não acabasse, pois teria como continuar, sempre em expansão.


E finalmente, representar esse outro fenômeno desenhando cada um dos aspectos enfatizados: início, transformação, explosão, desenvolvimento e expansão.


Num outro momento foi pedido para pensar sobre como essa atividade contribuiu na assimilação do conteúdo. 
























        O que se vê acima exposto é o resultado da aplicação de uma estratégia, através da qual visava-se o  desenvolvimento de recursos concretos para que servissem de apoio em um assunto com alto nível de abstração. 
        Além disso, é uma demonstração de que tornar-se consciente de que não se compreendeu algo, e/ou de que entendeu a finalidade da tarefa é uma habilidade cognitiva  que leva à potencialização do processo de aprender.
        Queridos estudantes, vê-se assim que temos muito a aprender juntos.
        Até a próxima!
        Com carinho, Profª Raquel

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