Quando estudamos a Origem do Universo nos deparamos com a teoria do Big Bang ou Grande Explosão, que descreve o fato mais ou menos assim:
O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. Até então, havia uma mistura de partículas (1) que se associaram e transformaram-se(2) nos principais elementos químicos do Universo. Essa massa cósmica, de energia e matéria extremamente concentrada, depois da liberação ou explosão (3) desencadeou (4) uma série de eventos originando os astros celestes e continua até os dias de hoje se expandindo (5)..
É bem difícil para uma criança de 10 anos, abstrair a descrição desse fenômeno. Por isso foi enfatizado alguns aspectos considerados de maior relevância:
(1) mistura de partículas = início
(2) associaram e transformaram-se = transformação
(3) explosão ou liberação = explosão ou rompimento
(4) desencadeou = desenvolvimento
(5) expandindo = expansão
Depois foi proposto pensar em outro fenômeno natural:
- que tivesse um início, bem pequeno, envolvendo poucos elementos;
- que em seguida os elementos envolvidos passassem por um processo de transformação;
- que essa transformação chegasse até um momento em que tivesse necessariamente que sair, explodir;
- que depois passasse por fases de desenvolvimento;
- mas que não acabasse, pois teria como continuar, sempre em expansão.
E finalmente, representar esse outro fenômeno desenhando cada um dos aspectos enfatizados: início, transformação, explosão, desenvolvimento e expansão.
Num outro momento foi pedido para pensar sobre como essa atividade contribuiu na assimilação do conteúdo.
O que se vê acima exposto é o resultado da aplicação de uma estratégia, através da qual visava-se o desenvolvimento de recursos concretos para que servissem de apoio em um assunto com alto nível de abstração.
Além disso, é uma demonstração de que tornar-se consciente de que não se compreendeu algo, e/ou de que entendeu a finalidade da tarefa é uma habilidade cognitiva que leva à potencialização do processo de aprender.
Queridos estudantes, vê-se assim que temos muito a aprender juntos.
Até a próxima!
Com carinho, Profª Raquel
Parabéns! Gostei muito do seu trabalho com seus alunos.
ResponderExcluir